“O apoio da sociedade é fundamental para a sustentabilidade do Pequeno Príncipe”

“O apoio da sociedade é fundamental para a sustentabilidade do Pequeno Príncipe”

Em entrevista à Anoreg/PR, Hospital Pequeno Príncipe fala sobre o apoio recebido dos cartórios 

Tendo grande capilaridade e por estarem próximas da população, as serventias extrajudiciais acabam sendo um importante instrumento na divulgação e apoio de instituições que trabalham diariamente para colocar a vida de milhares de crianças e adolescentes em primeiro lugar. Exemplo disso é a parceria entre a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) e o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), instituição filantrópica de Curitiba/PR e centro de referência no qual se pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes.

Além de ser um patrimônio do Paraná e do Brasil, a instituição é referência em procedimentos de alta e de média complexidade, como transplantes de órgãos e de medula óssea que beneficiam meninos e meninas de todo o país.

Por ser uma organização sem fins lucrativos, que destina 70% da sua capacidade para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HPP conta com o apoio da sociedade para continuar oferecendo atendimento excepcional para crianças e adolescentes, incentivando áreas de pesquisa e modernizando o Hospital.

A fim de aprofundar as formas de apoio e como os cartórios podem colaborar com a instituição, a Anoreg/PR conversou com o Hospital Pequeno Príncipe para trazer mais informações sobre o assunto. Confira abaixo.

Anoreg/PR - O Hospital Pequeno Príncipe já foi reconhecido mundialmente entre os melhores hospitais pediátricos. Como a instituição nasceu?

HPP - O sonho de oferecer atendimento em saúde e assim apoiar a diminuição da mortalidade infantil que atingia Curitiba no início do século 20 foi o desafio propulsor das voluntárias do Grêmio das Violetas – associação de mulheres da sociedade curitibana – na idealização do primeiro Hospital de Crianças do Estado. A mobilização feminina culminou, no dia 26 de outubro de 1919, nas primeiras consultas oferecidas. Em 1922, iniciaram as obras do Hospital.

Como instituição filantrópica, o Hospital de Crianças passou por inúmeras dificuldades na manutenção dos serviços oferecidos. Para viabilizar financeiramente suas atividades, foi criada em 1956 a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro – mantenedora do Pequeno Príncipe.

Uma década depois, em 1966, uma mulher especial se inseriu definitivamente na história da instituição. A artista plástica e ceramista Ety Gonçalves Forte foi convidada para se tornar presidente voluntária da mantenedora. Sua chegada representou um novo olhar sobre a saúde infantojuvenil, marcado pelo cuidado integral, digno e humanizado.

O Hospital de Crianças já estava pequeno para tanta demanda. Foi assim, com a contribuição de muitos cidadãos, que nasceu uma nova unidade denominada Hospital Pequeno Príncipe para oferecer o melhor tratamento possível e disponível.

Hoje, o Pequeno Príncipe conta com uma estrutura única pensada exclusivamente para oferecer o melhor, que alia tecnologia e humanização em prol do bem-estar de todos. Com 361 leitos, 68 deles de UTI, atende pelo menos 60% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O que faz com que receba crianças e adolescentes de diferentes estados do Brasil.

A instituição também foi eleita uma das quatro melhores do Brasil, em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek e pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina. O Pequeno Príncipe está em 80.º lugar. Os hospitais A.C.Camargo, Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein ocupam respectivamente as 32.ª, 70.ª e 72.ª posições. 

Anoreg/PR - Por ser uma instituição sem fins lucrativos, o HPP conta com o apoio da sociedade para que a instituição possa continuar beneficiando milhares de crianças e adolescentes todos os anos. Quais são os principais parceiros?

HPP - O apoio da sociedade é fundamental para a sustentabilidade do Pequeno Príncipe, sobretudo nas atividades de assistência e pesquisa. Os investimentos recebidos de pessoas físicas e jurídicas, poder público, parlamentares, Judiciário e Ministério Público representaram cerca de 15% da receita operacional da instituição em 2022.

Anoreg/PR - Como os cartórios podem ajudar o HPP?

HPP - A capilaridade dos cartórios é muito alta, já são mais de 13 mil em todo o país e apenas 52 apoiam a instituição.  Titulares de todo Brasil podem destinar parte do seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para projetos incentivados do Hospital Pequeno Príncipe que estão inscritos nos Fundos Municipal e Estadual do Paraná.

Esse apoio pode ser feito mensalmente por meio do pagamento do carnê leão junto com um boleto de 6% para o Pequeno Príncipe. Outra opção é apoiar pontualmente o Hospital até o dia 27 de dezembro. Nesse caso, serão calculados 6% em cima do Imposto de Renda Devido para a instituição gerar um boleto de pagamento.

Para mais informações, basta entrar em contato com Monalisa Rahal por meio do telefone (45) 9 9951-9840.

Anoreg/PR - Quais são as formas de doações de recursos que o HPP possui?

HPP - Existem diversas possibilidades de realizar doações, que podem ser por meio de desconto na fatura de energia elétrica (Copel), via cartão de crédito ou por débito automático em conta (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Sicredi) e ainda por Pix (chave: doacoes@hpp.org.br). Pelo cartão de crédito, é possível fazer uma doação única ou recorrente – realizada todo mês.

Outra opção é a modalidade chamada de renúncia fiscal que permite que, no momento da declaração do Imposto de Renda, o cidadão que utiliza o formulário completo destine até 3% do valor, a pagar ou a receber, para projetos de instituições filantrópicas, como o Hospital Pequeno Príncipe.

Ao acessar https://doepequenoprincipe.org.br/ e clicar no botão “Doe Pessoa Física”, os doadores encontrarão mais informações sobre as doações diretas e inúmeras outras formas de contribuição.

Anoreg/PR - Como representante dos cartórios extrajudiciais do Paraná, a Anoreg/PR sabe da importância em colaborar com instituições que trabalham em prol da saúde de milhares de crianças e adolescentes. Como avalia a parceria entre a Anoreg/PR e o HPP?

HPP - O Pequeno Príncipe é um grande precursor da medicina pediátrica de excelência no Brasil e no mundo. Para garantir a continuidade desse serviço excepcional, os investimentos são imprescindíveis. O apoio da Anoreg/PR assim como o de outras organizações, empresas e cidadãos socialmente responsáveis é imprescindível para que a instituição se modernize, adquira equipamentos e insumos, e a mantenha os trabalhos realizados buscando sempre o melhor.

A Anoreg/PR tem nos apoiado muito com participação e patrocínio de eventos, divulgação das campanhas de destinação de Imposto de Renda nas redes sociais e grupos internos, além da indicação de contatos para que mais pessoas físicas se tornem apoiadoras.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/PR