Aconteceu nesta quarta-feira (27/01), reunião virtual coordenada pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, Carlos Fortner, com o objetivo de apresentar as atualizações e a evolução programada para 2021 no portal Validador de Documentos Digitais.
Participaram do encontro representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Odontologia (CFO) que adotaram o sistema, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O Validador de Documentos Digitais é um serviço - lançado no primeiro semestre de 2020 - que permite comprovar se determinado documento foi assinado com certificado digital ICP-Brasil, que garante autenticidade, autoria, confiança e segurança.
O serviço, que é acessado por computador ou dispositivo móvel, verifica os documentos em saúde, como receitas, atestados, solicitação de exames e relatórios médicos. A iniciativa viabiliza o trâmite de documentos digitais seguros evitando a necessidade de deslocamentos e promovendo a evolução das ações de telemedicina.
Entre as principais ações a serem desenvolvidas nos próximos meses, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e com os demais parceiros do projeto estão:
A emissão de recibo de consulta assinado pelo Validador, criação de API do Validador de Documentos Digitais universal, gestão de certificados de atributos em documentos PDF e implementação do conceito de QR-Code Seguro, baseado em certificado de atributo.
Fortner enfatizou que o processo de atualização "é um importante passo para a evolução do serviço que trouxe grande benefício à sociedade por conta da pandemia do COVID-19”. O diretor-presidente destacou que os produtos, resultado dessa nova parceria serão disponibilizados de forma incremental para a sociedade.
Fonte: ITI