Encontro Interespecialidades em Guarapuava: evento reúne autoridades e representantes da atividade extrajudicial do Paraná

Encontro Interespecialidades em Guarapuava: evento reúne autoridades e representantes da atividade extrajudicial do Paraná

Nos dias 30 e 31 de agosto, a cidade de Guarapuava sediou a segunda edição do Encontro Interespecialidades, promovido pela Anoreg/PR em parceria com as entidades representativas dos notários e dos registradores do estado do Paraná, reunindo notários, registradores, colaboradores, autoridades e representantes das entidades de classe. O encontro, que se consolida como um dos mais importantes do calendário institucional, teve como objetivo principal discutir temas estratégicos para o desenvolvimento da atividade notarial e registral no estado e promover a troca de experiências e o fortalecimento das relações entre os profissionais.

A programação do evento teve início no dia 30 de agosto com o Conexão Aripar, organizado pela Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar). A reunião contou com a participação da diretoria e associados da entidade, que debateram questões sobre a atuação dos cartórios de registro de imóveis no estado. Entre os principais temas discutidos, destacaram-se a Remuneração Justa, a Gestão de Pessoas e Processos, além da apresentação do programa de Regularização Fundiária, iniciativa que visa a formalização de imóveis urbanos e rurais, promovendo a inclusão social e a segurança jurídica. 

O segundo dia do evento foi marcado pela abertura oficial, realizada pelo 1º vice-presidente da Anoreg/PR, Renato Farto Lana. Em seu discurso, Lana expressou sua satisfação em estar presente ao evento, destacando a oportunidade de troca de ideias e experiências entre colegas e autoridades do estado. A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes da Anoreg/PR (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná), Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral, a Arpen/PR (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Paraná), CNB/PR (Colégio Notarial do Brasil - Seção Paraná), IEPTB/PR (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Paraná) e IRTDJ/PR (Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Paraná).

"Uma manhã cheia de troca de ideias, oportunidades e um momento fraterno para se reencontrar e rever amigos", afirmou o vice-presidente da Anoreg/PR, Renato Farto Lana.

Durante o Conexão Anoreg/PR, Melina Breckenfeld Reck, representando a Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral, apresentou o tema "Atividades Delegadas e a Concretização de Direitos Fundamentais" e abordou a importância dessas atividades para a garantia de direitos no âmbito extrajudicial.

Em seguida, Maria Fernanda Meyer Dalmaz, tabeliã responsável pelo Tabelionato de Notas e Registro Civil de Roça Grande, apresentou o projeto piloto de Conciliação e Mediação, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR), que tem como objetivo capacitar e implementar essas práticas nos cartórios extrajudiciais paranaenses.

Homenagens

Um dos momentos marcantes do evento foi a homenagem prestada à Dra. Zuleika Haick Vitorassi, falecida em 31 de janeiro de 2021. Reconhecida por sua trajetória no setor, Zuleika foi titular do 2º Tabelionato de Protesto de Títulos de São José dos Pinhais e a mais antiga tabeliã de protesto do Paraná. Em reconhecimento aos seus serviços prestados ao longo de sua carreira, o vice-presidente da Anoreg/PR, Renato Farto Lana, entregou uma placa de reconhecimento aos familiares e destacou a importância de sua contribuição para a atividade notarial e registral no Paraná. 

Entre os presentes no Encontro Interespecialidades, destacaram-se o desembargador Ricardo Henry Marques Dip, presidente vitalício da Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral; o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, do Tribunal de Justiça do Paraná, e Mônica Maria Guimarães de Macedo Dalla Vecchia, ex-presidente da Anoreg/PR e atual ocupante da cadeira nº 10 da Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral.

O desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia foi homenageado com uma placa em reconhecimento às suas contribuições à atividade notarial e registral, entregue pelo presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Paraná (Arpen/PR), César Augusto Machado de Mello, pelo vice-presidente da Arpen/PR, Ricardo Augusto de Leão, e pelo vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), Renato Farto Lana.

“Receber a homenagem ao lado dos meus pais foi indescritível”, agradeceu o desembargador. 

Simultaneamente ao Encontro Interespecialidades, ocorreu o treinamento de Grafotecnia e Documentoscopia, promovido pela Anoreg/PR em parceria com o CNB/PR. O curso foi ministrado pela perita judicial nomeada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e assistente técnica especializada em Grafotecnia e Documentoscopia, Ana Laura Rodrigues Cardoso. 

Ao longo da programação, cada entidade teve a oportunidade de apresentar questões importantes, realizar debates sobre a implementação de projetos e apresentar iniciativas que visam melhorar a eficiência dos serviços prestados pelos cartórios.

A presidente da Anoreg/PR, Mariana Pozenato Martins, expressou agradecimento e destacou a importância do evento para o fortalecimento da atividade. “Agradeço imensamente a todos que participaram e aos que tornaram possível essa edição do Encontro Interespecialidades. Em nome da Anoreg/PR, reafirmo nosso compromisso de seguir apoiando iniciativas como essa, que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso setor.”

Como continuidade ao trabalho iniciado em Guarapuava, já está marcada a realização de um novo Encontro Interespecialidades, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro em Foz do Iguaçu. Mais informações sobre a programação e os detalhes do evento serão divulgadas em breve.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/PR