Conheça a trajetória da registradora Mariana Pozenato Martins, nova presidente da Anoreg/PR
A registradora de imóveis do 2º Registro de Imóveis de Curitiba, Mariana Carvalho Pozenato Martins, foi eleita presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) em Assembleia Geral Ordinária para eleição e posse da nova diretoria da entidade (gestão 2023/2025), realizada em 13 de março. Por aclamação, foi eleita a chapa única “A União Faz a Força”.
Há 15 anos atuando no foro extrajudicial, a presidente está há 10 anos envolvida com atividades associativas do Paraná, tendo participado do corpo diretivo da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e Anoreg/PR.
Trajetória profissional
Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2003, a presidente almejava ser advogada pois, segundo ela, morar fora de Curitiba “sempre foi algo que a afastava dos concursos públicos”. “Porém, decidi prestar alguns [concursos] que me possibilitavam continuar morando aqui, na minha cidade. Fui aprovada em alguns e assumi como procuradora do Município de Curitiba”.
Como procuradora, era possível continuar com a advocacia privada, além de trabalhar com os desafios na prefeitura, que eram novos e instigantes.
Em meio a isso, a registradora recebeu a notícia da aprovação em outro concurso público que havia prestado: para agente delegado no estado do Paraná.
“Precisei tomar uma decisão: escolher entra uma carreira na advocacia pública e privada, ou assumir um cartório deficitário na região metropolitana de Curitiba e, assim, continuar estudando e batalhando por uma remoção”, conta.
Escolhendo a segunda opção, Mariana assumiu, aos 27 anos, o Tabelionato de Notas de Almirante Tamandaré. “Ali, foi minha escola. Lá aprendi a administrar um negócio. A contratar e descontratar. A chefiar uma equipe. Lá, fui atendente de balcão, escrevente de escritura, caixa, RH, entre tantas outras funções. Lá, me apaixonei pela atividade notarial e registral”.
Durante quase uma década à frente do Tabelionato de Notas, a presidente entendeu a importância dos cartórios na vida dos cidadãos. “[Entendi] a nossa capilaridade, a nossa participação na vida e no dia-a-dia das pessoas. Eu trabalhei e aprendi muito. Era Deus me preparando para a função que exerço desde 2017, o sonho da minha vida: titular do 2º Registro de Imóveis de Curitiba, minha cidade natal”.
A registradora também foi crescendo na atividade associativa, trabalhando e aprendendo com o passar do tempo. Enquanto tabeliã, aos 30 anos, passou a incorporar a diretoria do CNB/PR. Como registradora de imóveis, participou da diretoria da Aripar por três gestões consecutivas, sendo uma como presidente da associação. Na Anoreg/PR, exercia a função de vice-presidente há cinco anos.
“Na posse, iniciou-se um novo capítulo da minha história, pois assumi a posição de presidente da Casa. Sim, na Anoreg/PR me sinto em casa. É uma honra, para mim, ocupar essa posição, que já pertenceu a tantos outros colegas que admiro”, declarou.
Protagonismo feminino
“Em nossa classe, o protagonismo feminino não é novidade. Em 1994, após a promulgação da Lei 8.935, surgia a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), tendo como primeira pessoa a ocupar o cargo de presidente uma grande mulher: Dra. Léa Portugal”, fala.
Fazendo parte da história da Associação paranaense, a registradora sucede a primeira mulher eleita da entidade, sendo a mais nova a assumir o cargo. “O sentimento é de orgulho, é uma honra para mim assumir a Anoreg/PR. Serei a presidente mais jovem da Instituição, assumo a presidência aos 41 anos”, comenta.
Papel social
A relação entre a presidente e as ações sociais já é de longa data. Ações solidárias sempre fizeram parte do 2º Registro de Imóveis de Curitiba, desde que Mariana assumiu a titularidade. Logo em 2018, teve início a “Gincana do Agasalho”, com o intuito de colaborar com a Campanha do Agasalho desenvolvida pelo Sistema Fecomércio, que administra o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo o Instituto GRPCOM e pela RPC, em parceria com o Exército Brasileiro. A equipe arrecadou aproximadamente 3.000 peças. As doações foram encaminhadas semanalmente para o Sesc para distribuição às associações e entidades beneficiárias.
Ainda em 2018, a registradora articulou a parceria entre Anoreg/PR e SESC PR para a 1ª edição da Campanha Natal Inteligente, ação que arrecadou itens de material escolar e livros literários novos e usados para crianças. A campanha arrecadou aproximadamente 50 mil itens, sendo 9.957 brinquedos e 39.761 peças de material escolar, com um total de 10.423 beneficiados.
No ano seguinte, a Associação fechou novamente parceria com o Sesc PR na 2ª edição da Campanha Natal Inteligente. Foram 280 cartórios de mais de 130 cidades do Paraná que abraçaram a campanha. A ação arrecadou aproximadamente 50 mil itens escolares e livros literários.
Em 2021, já consolidada a parceria com o SESC, a Anoreg/PR foi homenageada por sua contribuição à ação estadual na 13ª edição da Campanha do Agasalho "Onde há calor, há mais vida". A ação que somou 1.100.275 peças. Na ocasião, Mariana diz ter sido “uma honra enorme poder trabalhar com uma instituição de tanto renome”. Além da Campanha do Agasalho, a associação novamente participou da Campanha de Material Escolar, tendo a premissa de que a educação é a principal ferramenta de transformação social. Nesse ano, foram 222.805 itens arrecadados e 35.334 crianças beneficiadas.
Segundo a registradora, o envolvimento em campanhas solidárias do Sesc já é de longa data. “A parceria da Anoreg/PR com o Sesc/PR foi iniciada há bastante tempo. Embora os cartórios já participassem das campanhas do Sesc desde longa data, essa parceria ainda não se dava de maneira institucional, por meio da nossa associação”, explica.
“Tudo começou com uma campanha de arrecadação de materiais escolares que iniciei em meu cartório e, a fim de conseguir maior alcance, busquei a parceria do Sesc/PR. Então, levamos a campanha à Anoreg/PR e, com a participação dos cartórios paranaenses, desde a primeira edição a arrecadação foi um grande sucesso. A partir de então, a Anoreg/PR tem sido uma grande parceira do Sesc em todas as suas campanhas solidárias, não só a de arrecadação de material escolar, mas também nas campanhas do agasalho e campanha do brinquedo”, conta.
Nova gestão
Segundo a registradora, os planos para a gestão 2023/2025 são diversos. “Precisamos, sem sombra de dúvidas, batalhar bravamente pelo reconhecimento da importância dos cartórios para o nosso país”, enfatiza. “Precisamos, certamente, lutar por uma Tabela de Custas digna. Não podemos aceitar a defasagem técnica e financeira que nossos emolumentos sofrem, com um Regimento de Custas datado de 1970. Caberá a nós continuar nas batalhas contra os ataques que nossa atividade tem sofrido. Enfim, a todos os colegas, agentes delegados do estado do Paraná, nos comprometemos a seguir ‘combatendo o bom combate’ com coragem e fé”.
De acordo com a presidente, todos os membros do corpo diretivo foram pensados a dedo para a nova gestão. “Tomou posse uma nova diretoria que, posso afirmar, vem com fôlego total e muita vontade de trabalhar”, diz a presidente eleita. “Aos meus amigos, diretores da chapa “A União faz a força”, gostaria de dizer eles são o meu ‘dream team’. Cada nome foi pensado e escolhido a dedo. Considero todos grandes em suas áreas de atividade, muito capazes e que já demonstraram sua força e garra para lutar por nossa classe”, comenta.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/PR