A 19ª edição da Semana Nacional de Conciliação, com o tema "É Tempo de Conciliar", ocorrerá de 4 a 8 de novembro de 2024. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, a campanha mobiliza Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho em todo o Brasil. O objetivo principal da iniciativa é aproximar o cidadão de soluções rápidas para seus conflitos, incentivando o uso de métodos de conciliação para resolver processos de forma mais eficiente e acessível.
Durante a Semana Nacional de Conciliação, os órgãos do Judiciário realizam uma força-tarefa para solucionar conflitos judiciais de forma mais rápida e com menos burocracia, garantindo o direito das partes envolvidas. Os tribunais participantes selecionam processos com potencial de acordo e convocam as partes para negociações.
Os resultados da 19ª Semana Nacional de Conciliação serão avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e os tribunais que alcançarem os melhores índices de produtividade em seus respectivos segmentos serão reconhecidos com menção honrosa na 15ª edição do Prêmio Conciliar é Legal.
A 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná já iniciou os trabalhos preparatórios, contando com a colaboração de diversas partes envolvidas. O objetivo é garantir a visibilidade do evento e alcançar resultados positivos na resolução de conflitos, beneficiando a população paranaense.
A Anoreg/PR solicita a colaboração das serventias para apoiar a divulgação da Semana Nacional de Conciliação, destacando a relevância da conciliação para a sociedade. A participação ativa das serventias, seja por meio de comunicação direta com o público ou pela divulgação de informações em suas redes sociais e ambientes físicos, é fundamental para promover essa ação. Com o apoio das serventias, uma campanha pode alcançar um maior número de cidadãos, incentivando soluções consensuais e rápidas.
Baixe o cartaz de divulgação abaixo e saiba mais em https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao/