CNB/PR firma parceria com o Justiça no Bairro para a realização da Jornada Notarial da Família

CNB/PR firma parceria com o Justiça no Bairro para a realização da Jornada Notarial da Família

Ação será realizada na Rua da Cidadania Fazendinha, no dia 30 de setembro, das 09 às 17h

O Colégio Notarial do Brasil (CNB/PR) firmou nesta terça-feira (22.08) parceria com o programa Justiça no Bairro para a realização da Jornada Notarial da Família. Idealizado pela 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR), Joeci Camargo, o programa desenvolve atendimento jurídico gratuito junto à comunidade de baixa renda.

Com 14 tabelionatos paranaenses inscritos na Jornada Notarial, o CNB/PR, em conjunto com o Justiça no Bairro, reunirá tabelionatos da capital para prestarem assessoramento sobre os atos notariais, no dia 30 de setembro, na Rua da Cidadania Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1700 – Fazendinha, Curitiba – PR), das 09h às 17h. Na ocasião, o programa Justiça no Bairro poderá prestar informações sobre temas como divórcios, união estável, conversão de separação em divórcio e demais atos que poderão contar com o aconselhamento dos tabeliães presentes.

Para o presidente da CNB/PR, Daniel Driessen Junior, é “essencial aproximarmos ainda mais os tabelionatos da população, ainda mais de quem se encontra em situação de vulnerabilidade social”. “Estamos muito contentes pela oportunidade de unir forças entre um projeto nacional, que é a Jornada Notarial, com um projeto estadual que alcança milhares de pessoas. Parceria como essa, realizada com o Justiça no Bairro, é de extrema relevância para demonstrarmos a essencialidade dos tabelionatos e levarmos o conhecimento dos atos notariais para mais próximo da sociedade”, disse.

“Os tabelionatos podem somar com a participação ativa de todos. É muito importante, por exemplo, que tenhamos a presença do cartório conosco, porque as partes podem querer saber como fazer uma escritura de um imóvel, por exemplo, e vão ter o suporte de tabeliães para receber essa informação, como muitas outras”, destacou a vice-presidente do TJ/PR. “Os cartórios são aptos para informar a sociedade e podem até nos ensinar, então além de nós aprendermos com essa parceria, também é uma forma conjunta de todos nós termos o mesmo conhecimento”, completou.

Jornada Notarial da Família

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e suas Seccionais estaduais promovem no dia 30 de setembro de 2023 a I Jornada Notarial da Família, um evento de assessoramento jurídico gratuito a todos os cidadãos em prol da regularização e segurança jurídica das famílias.

A fim de esclarecer dúvidas da população relacionados aos atos de Direito de Família, tabeliães de todo o país se reunirão em locais públicos nas capitais de seus respectivos estados, escolhidos por sua Seccionais Estaduais, e trabalharão com o objetivo de aproximar a atividade do tabelião de notas de sua comunidade e mostrar a importância da atividade por meio do aconselhamento notarial.

O CNB/PR aderiu, no dia 14 de julho, à Jornada Notarial da Família. Além da ação na capital a ser organizada pela Seccional, todos os tabelionatos do estado poderão se inscrever e realizar ações de assessoramento à população no dia 30 de setembro, em um grande mutirão nacional de integração junto à comunidade.

As ações são diversas e é de livre escolha da equipe do tabelionato. Confira alguns exemplos:

  • Abrir as portas do tabelionato para receber alunos de escolas e faculdades locais, promovendo o acesso ao conhecimento notarial.
  • Compartilhar experiência e sabedoria por meio de palestras sobre temas notariais, contribuindo para o crescimento dos profissionais da área do Direito na cidade.
  • Montar um stand informativo em praça pública, levando esclarecimento e orientação diretamente para a comunidade.
  • Realizar Lives e Webinars, democratizando o acesso à informação.

 

O evento tem apoio da União Internacional do Notariado (UINL) e da Comissão de Assuntos Americanos da União Internacional do Notariado (CAAm).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - CNB/PR