Até a meia noite da última quarta-feira (22), os cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná registraram 61 óbitos com suspeita ou confirmação da COVID-19. Os números estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil.
Só que o número apresentado pelos cartórios no estado é um pouco diferente do boletim divulgado nesta quinta-feira (23) pela Secretaria de Saúde (Sesa), que confirma 60 mortes pelo coronavírus no Paraná.
Elizabete Regina Vedovatto, presidente do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR), explica o motivo dessa divergência entre os dados dos cartórios e da Secretaria de Saúde.
No portal também estão as estatísticas de registros de óbitos cuja causa foi apontada pelos profissionais de saúde como Insuficiência Respiratória e Pneumonia, condições relacionadas à COVID-19 e que podem constar como causas de falecimentos. Entre o início de março e o dia 20 de abril, foram registrados 2.372 óbitos destas doenças no estado do Paraná, e 43.905 no Brasil todo.
Segundo dados do Ministério da Saúde 86% dos casos de Covid-19 não apresentam sintomas. Para garantir o diagnóstico, são necessários testes específicos, mas que são realizados apenas em pessoas com sintomas mais graves relacionados ao coronavírus.
Repórter William Bittar
Fonte: Rádio CBN