Campanha "Cartórios pelo Bem Social" colabora com ações sociais para pessoas em vulnerabilidade social

Campanha "Cartórios pelo Bem Social" colabora com ações sociais para pessoas em vulnerabilidade social

Realizada pelo Sinoreg-GO, a campanha conta com o apoio de cartórios de todo o Brasil

Muito além de fazer parte da vida do cidadão desde o nascimento até o óbito, estando presente em momentos importantes como casamento, realização em conquistar um imóvel dos sonhos ou até resolver todas as questões de bens de forma segura e agilizada, os cartórios possuem um papel fundamental em causas sociais.

Tendo grande capilaridade e por estarem próximas da população, as serventias extrajudiciais acabam sendo um importante instrumento na divulgação e apoio de campanhas solidárias. Mais ainda, as associações representantes da classe também são um porta-voz relevante de projetos sociais.

Sendo grande apoiadora de campanhas voltadas para o benefício da população que está em situação de vulnerabilidade social, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) também apoia a campanha "Cartórios pelo Bem Social", idealizada pelo Sindicato dos Notários e Registradores de Goiás (Sinoreg/GO).

Segundo a diretora da Anoreg/PR, Caroline Ferri, a entidade tem um papel importante na disseminação das causas sociais. “Os Cartórios possuem grande capilaridade e fazem parte do cotidiano dos paranaenses, sendo importantes como porta-vozes de causas nobres, como a Campanha pelo Bem Social”, disse. “O projeto é executado e pensado nas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É fundamental estarmos alinhados com outras entidades que também buscam criar ações voltadas para uma população que nem sempre recebe a atenção merecida. Contamos com o apoio e interesse dos cartórios paranaense para participarem dessa onda de solidariedade”, completa

A campanha tem como principal objetivo associar os cartórios às causas e ações sociais que proporcionam alguma melhoria na vida de pessoas em vulnerabilidade social. Inicialmente voltada apenas para conseguir apoio dos cartórios de Goiás, a campanha abre as portas para todos os cartórios brasileiros que tenham interesse em se juntar às campanhas solidárias.

O idealizador do projeto, Rodrigo Borba, explica que é uma campanha social permanente. "A campanha é uma iniciativa que coordeno pelo SINOREG-GO, que abrange todos os cartórios de Goiás, mas o intuito é que abranja todos do país, replicando o nosso modelo", conta. "Os cartórios sempre fizeram isoladamente as suas ações sociais, o que fizemos foi unir tudo em uma identidade única, forte, que imediatamente leve as pessoas a nutrir uma imagem positiva da gente: “Cartórios pelo Bem Social”, completa.

De acordo com informações disponibilizadas pelo projeto, o cartório interessado poderá utilizar a identidade visual da campanha na realização de projetos sociais executados pela própria serventia. Além disso, os cartórios também podem arrecadar itens para serem doados, como roupas, cobertores, toalhas e calçados, de forma permanente. Para realizar as ações, o Sinoreg/GO disponibiliza coletes de identificação do Projeto “Cartórios pelo Bem Social” que podem e devem ser usados por todos os cartórios nas ações sociais.

Adesão

Os cartórios que tiverem interesse em aderir a identidade visual do projeto e fazer parte dessa grande campanha solidária devem preencher um formulário clicando aqui.

Como o projeto propõe potencializar a vocação dos cartórios para promover o bem social, os cartórios devem informar ao Sinoreg as ações sociais de que participam para que a entidade possa fazer essa integração com demais cartórios e os auxílios serem maximizados.

A adoção de uma identidade única por todos os cartórios em suas ações sociais é importante para dar maior visibilidade e amplitude às ações sociais de cada serventia. "Fornecemos itens para os cartórios usarem em suas ações sociais com essa identidade visual forte unificada. Além disso, filtramos projetos sociais existentes e os apoiamos na medida de suas necessidades e de nossas possibilidades", diz Rodrigo Borba.

Conheça mais sobre as ações através do Instagram.

Loja online

Além de se juntar à campanha por meio da adesão, os cartórios também podem adquirir os produtos do projeto para utilizar na própria serventia e em eventos organizados pelos cartórios ou pelas associações representantes. A Campanha também recebe donativos por meio de Pix. Todos os valores arrecadados na loja e no pix solidário são revertidos para ações sociais.

"Umas formas que usamos para arrecadar recursos para as ações sociais é com a venda de itens em nossa "lojinha social", cursos gravados e disponíveis para aquisição e eventos em geral com inscrição com alimentos", explica Borba.

Clique aqui para acessar a loja online e conhecer os produtos.

Gibis dos Cartórios

O mais recente projeto da Campanha é a elaboração de gibis infantis que leva às crianças a "Liga da Segurança Jurídica" e, com ela, os heróis notários e registradores. "Atuar com os cartórios nessa linda campanha social permanente “Cartórios pelo Bem Social” é muito gratificante. E iniciativas como essa, que trazem alegria a crianças, são bastante motivadoras", diz Rodrigo.

"Os heróis dos cartórios estão sempre em vigília pela segurança jurídica de nossa sociedade, com o focado e disciplinado exercício do “super poder” da Fé Pública. Podermos, com esses heróis, dialogar com crianças é fundamental, para, além de levar um momento de alegria a elas, proporcionarmos uma semente de conhecimento que no futuro, junto com demais aprendizados, possibilitarão que usufruam das ferramentas necessárias para o pleno gozo da cidadania", finaliza.

A campanha planejou a distribuição da seguinte maneira:

1- presentear crianças que acompanhem adultos na recepção do cartório;

2- distribuindo em ações sociais para as crianças que lamentavelmente vivenciem situação de vulnerabilidade;

3- distribuição em escolas, contar um pouco do que são os cartórios de forma lúdica aos alunos.

Os cartórios e associações também podem fazer a impressão dos gibis com as artes disponibilizadas pela campanha ou podem adquirir clicando aqui.

Conheça mais o projeto assistindo o vídeo abaixo:

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/PR