Plenárias encerraram neste sábado (10/09); registradores de imóveis seguiram desfrutando lazer do local de evento
Neste terceiro e último dia de plenárias do III Encontro dos Registradores de Imóveis do Paraná, promovido pela Associação dos Registradores Imobiliários do Paraná (Aripar), no Jurema Águas Quentes, em Iretama-PR, os registradores imobiliários debateram questões de alta complexidade em pinga-fogo, seguido da aprovação de enunciados.
Em conformidade com o evento, o corregedor da Justiça do Paraná, desembargador Espedito Reis do Amaral, por mensagem, fez votos de um evento exitoso e afirmou aguardar os enunciados para que seja possível debatê-los. Outras participações marcaram este dia de evento. Flauzilino Araújo dos Santos, presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), e Flaviano Galhardo, presidente do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), enviaram vídeos parabenizando a Aripar pelo encontro conferindo apoio à prática de buscar a uniformização da classe.
“O Paraná foi um dos primeiros estados do país a tratar de serviços eletrônicos e ainda se mantém na vanguarda da prestação de serviços eletrônicos para o mercado”, disse Flauzilino, ao destacar a atuação do registrador de imóveis do Paraná.
“O registro de imóveis que hoje é orgulho para quem o conhece de perto será, muito em breve, algo ainda maior, ele será paradigma de modernidade e eficiência, sobretudo, fonte segura de informações para nosso país”, reiterou Galhardo em sua fala.
Para abrir os trabalhos do pinga-fogo e debater questões que suscitaram muitas dúvidas e debates no dia anterior em que foram apresentados painéis sobre as mais variadas questões de atribuição do registro de imóveis, foram convidados alguns registradores para mediarem esta ação.
Erika Stocco, titular do RI de Mandaguari; Gabriel do Amaral, titular do RI de Guaratuba; Luis Fidélis Gonçalves, titular do 1º RI de Curitiba; Mariana Buffo, titular do 2º RI de Campo Mourão; Marcelo Cavalli, titular do RI de Terra Roxa e Mário Filho, titular do 2º RI de União da Vitória, foram responsáveis por promoverem os debates e chamarem os registradores de imóveis para o centro das discussões, visando uma uniformidade para união da classe e até mesmo um entendimento de cada singularidade no exercício da atividade, de forma que pudessem contribuir uns com os outros.
A questão da particularidade, as características e competência do registro de imóveis e suas especificações como a matrícula foram debatidos, com participações construtivas dos registradores e substitutos presentes no evento, tendo em comum acordo que o registro de imóveis está inserido nas principais discussões acerca da desburocratização, modernização e melhora no ambiente de negócios para bem atender os usuários.
Ao final do debate, o presidente da Comissão de Prerrogativas da Aripar, Luis Fidélis Gonçalves, reforçou as características do que se entende por prerrogativas do registrador de imóveis e convidou os participantes a provocarem a comissão garantindo que surte efeitos positivos para a atuação de cada um.
Aprovação de enunciados Aripar
Ao final das plenárias do III Encontro dos Registradores de Imóveis do Paraná, foram aprovados nove enunciados, debatidos um a um, com considerações sobre cada proposta, visando a qualidade e prestação dos serviços dos registradores de imóveis do Paraná, bem como o atendimento ao usuário.
Fernando Pupo Mendes, presidente da Aripar, lembrou da importância de existir uma ação neste sentido a fim de facilitar o trabalho e atuação dos registradores de imóveis. Os debates se deram em torno de cada enunciado, com interpretações de cada um dos registradores e sua forma de observarem cada particularidade para promover uma padronização da atuação diante de alguns procedimentos específicos. O presidente salientou ainda que a Aripar enviou proposta à Corregedoria sobre temas dos enunciados.
Os enunciados aprovados vieram como resultado das discussões, com fundamentos de diversas realidades, levando em consideração os principais pontos abordados durante todo o evento. Aqueles enunciados que haviam sido propostos, mas que não foram aprovados foram, por unanimidade, considerados como necessários de um maior debruçamento de todos, bem como um parecer que analise todos os cenários.
Encerramento exitoso
O III Encontro dos Registradores de Imóveis do Paraná encerrou suas plenárias neste sábado, mas segue com vasta programação de entretenimento e lazer para os registradores, substitutos e seus familiares que puderam desfrutar do evento. Com destaque para o local escolhido, o Jurema Águas Quentes foi elogiado pelos registradores, assim como a organização do evento.
“É uma satisfação muito grande nós concluirmos este evento depois de dois anos sem nos encontrarmos presencialmente com os outros registradores. Todos gostaram bastante do local, conseguiram aproveitar com suas famílias, conseguiram aprender, tirar dúvidas a respeito de temas um tanto quanto controversos. Também conseguimos aprovar diversos enunciados que ajudarão os registradores a trabalhar no dia a dia. Agradeço a todos que colaboraram na organização do evento, diretores e colaboradores da Aripar. São esses um dos momentos mais prazerosos da nossa profissão. Muito obrigado”, destacou o presidente da Aripar, Fernando Pupo Mendes.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Aripar