AnoregBR - Avaliação do Programa Cartório TOP verifica 11 aspectos administrativos de uma serventia

AnoregBR - Avaliação do Programa Cartório TOP verifica 11 aspectos administrativos de uma serventia

Avaliação independente é realizada remotamente pelos auditores da ABC Cert

Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) disponibiliza o Programa Cartório TOP a todos os cartórios e Anoregs do Brasil, que já podem aderir à iniciativa. Inédito, o Cartório TOP tem como objetivo incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para o gerenciamento dos processos e da gestão organizacional.

A avaliação independente é realizada com base nas evidências apresentadas e consistentes à lista de verificação de requisitos, contendo questões referentes a 11 aspectos administrativos de uma serventia: EstratégiaOperaçãoPessoasInstalações e Ambiente de TrabalhoInformatização e Controle DadosGestão AmbientalSaúde e SegurançaGestão da InovaçãoComplianceContinuidade de Negócio e Sustentabilidade. A avaliação é virtual e realizada pelos auditores da ABC Cert, que oferece auditoria segura para variados segmentos e sistemas de gestão.

Aderindo ao Programa, o Cartório ou Anoreg recebe 20 modelos de documentos para incrementar seus processos e um e-book com a introdução aos conceitos de gestão da NBR 15906:2021. Ao concluir o treinamento, o participante faz uma autoavaliação, por meio de uma lista de verificação, para analisar a implementação de sistemas de qualidade em seus processos de gestão e governança.

“Após a autoavaliação, o SNR decide se passará por avaliação independente, realizada por avaliadores da ABC Cert, para confirmar o atendimento dos mesmos itens da lista de verificação, utilizada na autoavaliação, apresentando evidências objetivas”, informa Valério Garcia Brisot, coordenador de Avaliações pela ABC CERT no Programa Cartório TOP.

De acordo com o coordenador, não é permitida a apresentação ou complementação de documentos após o encerramento da avaliação, cabendo ao SNR participante disponibilizar, na data e durante a visita remota do avaliador, todos os arquivos necessários à avaliação das atividades e dos requisitos da lista de verificação do sistema Selo Cartório TOP.

Caso obtenha uma pontuação satisfatória, o SNR recebe um cartaz eletrônico e imprimível, um atestado de conformidade e um selo para uso institucional que comprova e demonstra o seu compromisso com as melhores práticas de gestão em serviços notariais e registrais prestados à população. O selo tem validade de um ano.

O Programa

Programa Cartório TOP é uma ferramenta de posicionamento estratégico para Cartórios, que auxilia na assimilação e implementação das boas práticas que conduzem a uma melhora geral da gestão, da prestação de serviços e a imagem junto aos usuários, como a NBR 15906:2021 e requisitos para o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA). A plataforma, que pode ser acessada pelo celular, dispõe de um programa de treinamento para oferecer capacitação total ao interessado.

A adesão ao Cartório TOP pode ser feita aqui.

 Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR