ANOREG/BR conversou com a presidente da ANOREG/PR, Mariana Martins, sobre a importância da iniciativa no dia a dia da população paranaense
Aproximar a população dos serviços cartoriais, esse é o objetivo das entidades notariais e registrais do Paraná com o lançamento de um projeto de spots especiais, que possuem uma abordagem informativa e de fácil acesso, para destacar os atos extrajudiciais realizados pelos Cartórios, reforçando sua importância no dia a dia dos cidadãos. Os sposts são veiculados durante a programação da Rádio Transamérica 100.3 FM, um dos maiores meios de comunicação do Paraná, e publicados nas redes sociais das entidades.
A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (ANOREG/PR) e Oficial do 2º Registro de Imóveis de Curitiba, Mariana Carvalho Pozenato Martins, concedeu uma entrevista especial à Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) para falar sobre a importância do projeto, que conta com a parceria da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (ARIPAR), o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (ARPEN/PR), do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Paraná (IRTDPJ/PR) e do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Paraná (IEPTB/PR).
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
ANOREG/BR – De onde surgiu a ideia de fazer o projeto?
Mariana Martins – Surgiu da necessidade de comunicarmos diretamente com a população, de maneira objetiva e descontraída, sobre todos os serviços prestados pelos Cartórios. Sabemos que muitas de nossas atribuições são pouco conhecidas. Nos últimos anos, as inovações legislativas também alteraram substancialmente nossas atividades. É preciso difundir essas informações através de uma forma de comunicação que seja simples e direta, utilizando uma linguagem fácil e acessível a todos.
ANOREG/BR – Qual o objetivo dessa iniciativa?
Mariana Martins – Certamente, nosso objetivo principal é a aproximação com a população paranaense. “Descomplicar” nossa comunicação, afinal, os Cartórios são instrumento de desburocratização. Prestamos serviço público essencial. Fazemos parte do dia a dia das pessoas. Porém, nem sempre nossos serviços são reconhecidos. Atribuímos essa situação à falta de conhecimento da população, em geral, sobre nossas competências. Com a campanha, queremos chamar a atenção da sociedade paranaense para a imensa gama de serviços prestados pelos cartórios e sobre a essencialidade da atividade extrajudicial. Afinal: “é fácil, é rápido, é no Cartório!”
ANOREG/BR – Quais temas serão abordados ao longo do projeto?
Mariana Martins – Abordaremos todas as especialidades: Notas, Protesto, Registro de Imóveis, Registro Civil, Registro de Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos. Faremos chamadas explicando os serviços mais utilizados, as inovações em nossa área e a importância de nossa função. Afinal, garantimos a segurança jurídica nos atos e negócios celebrados pelas pessoas.
ANOREG/BR – Qual a importância da iniciativa para a valorização da atividade extrajudicial?
Mariana Martins – O projeto é importantíssimo, pois levará para a sociedade paranaense várias informações sobre as atividades dos Cartórios. Estamos utilizados diversos veículos de comunicação diferentes (rádios, Instagram, Facebook, etc), pois nosso objetivo é potencializar o alcance das divulgações.
ANOREG/BR – Como avalia o uso de veículos midiáticos para divulgação dos serviços notariais e registrais?
Mariana Martins – Utilizaremos as rádios e as redes sociais, pois acreditamos no potencial dessas mídias de comunicação. É preciso reconhecer qual o seguimento que cada veículo atende: enquanto as redes sociais comunicam com o público mais jovem, as rádios comunicam com a população mais conservadora. O conhecimento sobre os serviços dos cartórios deve estar acessível através dos mais diversos veículos midiáticos, sem sombra de dúvidas, para o sucesso do projeto.
Fonte: AssCom ANOREG/BR