Anoreg/PR, Arpen/PR e TRE/PR assinam acordo para incentivar participação de jovens nas eleições municipais

Anoreg/PR, Arpen/PR e TRE/PR assinam acordo para incentivar participação de jovens nas eleições municipais

Foto: TJPR

 

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) assinaram, na tarde desta quarta-feira (24), Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de incentivar a participação política dos jovens nas próximas eleições municipais.

A presidente da Anoreg/PR, Mariana Carvalho Pozenato Martins, assinou o acordo e falou sobre seu objetivo. “É usar a capilaridade dos cartórios, afinal de contas são mais de 1.100 cartórios espalhados pelo estado, para levar informação para a população. Aquele jovem que completar 16 anos até a data das eleições pode realizar o seu alistamento eleitoral até o dia 8 de maio e participar do processo eleitoral ainda este ano”, explicou.

Também assinaram o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o membro substituto da Corte do TRE-PR, representando o Núcleo de Cooperação Judiciária do TRE-PR, o desembargador Marcel Guimarães Rotoli de Macedo; e o presidente em exercício da Arpen/PR, Ricardo Augusto de Leão.

Com foco especial na faixa etária de 15 a 18 anos, os cartórios destacarão a importância da participação dos jovens no cenário político local e os benefícios que essa participação traz para o desenvolvimento da comunidade. Importante reforçar que, embora seja permitido emitir o título de eleitor aos 15 anos, só poderá votar quem completar 16 anos até a data do primeiro turno da eleição, que, neste ano, será no dia 6 de outubro.

Eleitores e eleitoras têm até o dia 8 de maio para solicitar a primeira via do título eleitoral e participar das eleições municipais de outubro. Jovens que completam 16 anos até o primeiro turno e desejam votar em 2024, mesmo que o voto seja facultativo, também devem se alistar até essa data.

Na ocasião, foi apresentado o cartaz de divulgação que já está sendo disponibilizado aos cartórios. “Se você é cartório paranaense faça a adesão a esta campanha. Coloque um cartaz em sua serventia, faça a adesão e assim poderemos levar mais informação aos jovens paranaenses", completou a presidente da Anoreg/PR.

Clique aqui e baixe o cartaz de divulgação para fixação na serventia!

Como obter o Título Eleitoral?

 Presencialmente

O interessado pode comparecer pessoalmente em um Cartório Eleitoral de seu munícipio com os seguintes documentos:

- Documento de identidade original com foto;

- Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho);

- Certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).

Para encontrar a zona eleitoral correspondente acesse: https://www.tre-pr.jus.br/institucional/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais-tre-pr-pesquisa-por-municipio

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/PR