A Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg/PR) apoia a campanha "Eleições 2024: no caminho da paz" e aderiu ao “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que tem como objetivo a promoção de eleições municipais seguras, igualitárias, e livres de assédio eleitoral, desinformação e discurso de ódio.
A campanha lançada pelo TRE-PR no dia 30 de julho, conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas do estado. A Anoreg/PR, ao se tornar signatária, une-se a um esforço coletivo que inclui ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero, ao assédio eleitoral, e medidas para educar e conscientizar o eleitorado sobre a importância de eleições pacíficas e transparentes.
O Pacto por Eleições Pacíficas já havia sido assinado, em seu lançamento, pela cúpula diretiva do TRE-PR e por representantes da Procuradoria Regional Eleitoral, da Procuradoria-Geral de Justiça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e da Arquidiocese de Curitiba. No dia 31 de julho, o Partido Democrático Trabalhista (PDT Estadual) também aderiu à iniciativa, que também é voltada a todos os partidos políticos.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, solicita o apoio da sociedade para disseminação de uma cultura da paz nas eleições, em cumprimento ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Queremos que as Eleições Municipais transcorram em paz, sem que as pessoas se digladiem, que famílias sejam desunidas e amizades desfeitas. Nós sabemos que faz parte do processo eleitoral a disputa, mas que seja a disputa das ideias”, disse.