Na última terça-feira (29/10), alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) visitaram a sede da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), para assistirem a uma aula sobre a atividade notarial e registral. A visita foi organizada pelo professor Rodrigo Kanayama, responsável pela disciplina de Direito Notarial e Registral na UFPR, e contou com a participação da presidente da Anoreg/PR, Mariana Pozenato Martins, e do segundo vice-presidente, Renato Farto Lana.
Durante a aula, os alunos entenderam o funcionamento da atividade notarial e registral no Paraná e sua importância jurídica e social. Mariana Pozenato Martins falou sobre a transformação pela qual passaram os serviços notariais e de registro nos últimos anos. Segundo ela, os cartórios são muitas vezes vistos de forma estereotipada e com serviços burocráticos, conhecidos apenas pelos “selos e carimbos”. “Muitas pessoas ainda enxergam os cartórios como espaços de burocracia, onde o trabalho é só carimbar e selar documentos. Hoje tudo isso mudou”, explicou Mariana.
Ela enfatizou que essa transformação se reflete na ampliação do papel dos cartórios, que agora estão cada vez mais digitalizados e orientados para a prestação de serviços acessíveis à população. Segundo ela, a introdução de sistemas eletrônicos e autorizações digitais são exemplos de como a atuação dos cartórios se modernizou.
Após a apresentação, os alunos fizeram um tour guiado pela sede da Anoreg/PR e conheceram as áreas das entidades representativas dos notários e registradores do Paraná. Ao final, cada um dos participantes recebeu um exemplar da revista da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), que oferece conteúdo especializado sobre a atividade e um informativo sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), sistema que possibilita que cidadãos registrem formalmente sua intenção de doar órgãos por meio de uma autorização eletrônica em cartório.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/PR