Prevenção ao câncer de mama é enfatizada no Outubro Rosa

Prevenção ao câncer de mama é enfatizada no Outubro Rosa

Autoexame e acompanhamento constante com especialista são cuidados essenciais para o diagnóstico precoce da doença

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre a  importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A palestra Saúde da Mulher realizada pelo 2º Registro de Imóveis de Curitiba no dia 03 de outubro, para colaboradoras, fez um panorama com índices de incidência da doença e métodos para atingir maior chance de cura ao detectar tumores logo no início.

A enfermeira Fernanda Araújo conduziu a palestra e explica que a campanha Outubro Rosa contribui para evidenciar a importância dos cuidados com a saúde feminina. Ela ressalta que “o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos”.

A enfermeira faz referência a um dado citado pelo Cirurgião de Mama e Mastologista do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Antônio Luiz Frasson, que destaca que “o diagnóstico precoce é a linha determinante entre a maior ou menor chance de cura da doença, já que se detectada no início pode chegar a mais de 95%”.

Uma das principais formas de prevenção é conhecer o próprio corpo e perceber mudanças nas mamas. Fernanda explica que os sintomas são o aparecimento de nódulo na mama ou axila, alterações na forma, tamanho e aspecto da mama ou mamilo e presença de secreção.

Na palestra, a profissional de saúde enfatizou a necessidade de estar atenta às mudanças do corpo ao decorrer do ano, e não somente em outubro. O autoexame é uma das formas de manter os cuidados com o corpo, mas o acompanhamento constante e a realização do preventivo com especialista é fundamental para prevenir e tratar a doença.