Nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, foi realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF, um dos eventos mais aguardados do ano no setor extrajudicial brasileiro: o XXIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro (Congresso da ANOREG/BR) e a VII Conferência Nacional dos Cartórios (CONCART). Sob o tema “Governança, Inovação e Inteligência Artificial: o futuro dos Cartórios”, o encontro reuniu notários, registradores, juristas, especialistas e autoridades de todo o país para discutir importantes temas da atividade notarial e registral.
Homenagem à liderança feminina: Medalha Ellas
Um dos momentos mais emocionantes do congresso foi a homenagem às lideranças femininas do setor extrajudicial, com a entrega da Medalha Ellas, que reconhece as contribuições realizadas por mulheres que desempenham um papel fundamental no fortalecimento e desenvolvimento da classe notarial e registral. Além disso, enfatiza a importância de ampliar a participação feminina em posições de decisão e a representatividade nos cartórios brasileiros. Entre as agraciadas, Mariana Pozenato Martins, presidente da Anoreg/PR, recebeu a homenagem por sua representação à frente de iniciativas na atividade extrajudicial.
Durante a cerimônia, o Selo Cartório Mulher, desenvolvido pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) com o apoio do Grupo Ellas, também premiou serventias que se destacaram na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento da presença feminina em seus ambientes de trabalho.
Mariana Pozenato Martins também foi homenageada durante a cerimônia de abertura do evento, a noite do dia 27 de novembro, em virtude da celebração dos 40 anos de fundação da Anoreg/BR, reconhecendo o trabalho das associações estaduais para o setor.
Iniciativas no Paraná
A presidente da Anoreg/PR apresentou importantes iniciativas realizadas no estado do Paraná durante o XXIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro (Congresso da ANOREG/BR) e a VII Conferência Nacional dos Cartórios (CONCART).
Mariana explicou o projeto-piloto de Mediação e Conciliação Extrajudicial, que permite a realização de mediação de conflitos em serventias extrajudiciais no Paraná, oferecendo aos cidadãos alternativas ágeis para a resolução de disputas.
A presidente também destacou a campanha "É Rápido, É Fácil, É nos Cartórios", desenvolvida pelas entidades representativas dos notários e registradores paranaenses com o objetivo de aproximar a população dos serviços prestados pelos cartórios do estado.
Por fim, Mariana falou sobre a parceria com o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), referência nacional no atendimento pediátrico e uma das maiores instituições dedicadas à saúde infantil no Brasil. A presidente enfatizou o apoio dos cartórios paranaenses ao hospital, por meio da destinação de recursos oriundos do Imposto de Renda Pessoa Física.