Evento promovido nos dias 26 e 27 de abril, foi uma parceria entre a Aripar, Anoreg/PR, Arpen/PR, CNB/PR e IRTDPJ/PR
As entidades representativas dos notários e registradores paranaenses se uniram para oferecer eventos voltados à capacitação e compartilhamento de informações à classe no estado. Nos dias 26 e 27 de abril, Maringá foi a sede do Encontro Interespecialidades, reunindo eventos promovidos pela Aripar, Anoreg/PR, Arpen/PR, CNB/PR e IRTDPJ/PR em um só local.
Na sexta-feira, dia 26, o encontro teve início com a primeira edição do Encontro Conexão Registral promovido pela Aripar, e com o Segundo Encontro Regional promovido pelo CNB/PR.
Na abertura do evento, a diretoria da Aripar realizou a Reunião dos Associados, com o objetivo de se aproximar dos seus associados, consolidar laços e apresentar seu planejamento estratégico para o biênio 2024/2025. Já durante a tarde aconteceu um bate-papo sobre gestão de prazos e de equipe.
Comandaram a reunião o presidente Luis Flávio Fidelis Gonçalves; o vice-presidente Fernando Matsuzawa; o secretário geral, Arlei Costa Junior; o tesoureiro Mário Sílvio Cargnin Martins Filho, o membro do Conselho Fiscal, Patrick Roberto Gasparetto; além dos membros da Diretoria, Mariana Belo Rodrigues Buffo e Clicia Maria Roquetto Silva.
Um pinga-fogo finalizou o dia do evento, no qual foram formulados, em conjunto entre registradores e seus escreventes, enunciados de grande relevância para o setor.
O presidente da Aripar, Luis Flávio Fidelis Gonçalves, expressou sua satisfação com o resultado do evento. “É inspirador ver o interesse e a dedicação de cada um em contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor registral no Paraná”, afirmou.
Já o Segundo Encontro Regional promovido pelo CNB/PR teve início com uma palestra da advogada Carolina Mosmann sobre “Inventário Extrajudicial: Temas Polêmicos". Como o próprio nome sugere, a palestra abordou temas delicados, porém de extrema importância e relevância para os profissionais da área. A separação obrigatória e o reconhecimento de filiação socioafetiva foram alguns dos temas abordados.
A diretoria do CNB/PR realizou o sorteio de oito livros aos associados e demais presentes na palestra. O sorteio ocorreu logo após a sessão de perguntas e respostas direcionadas à advogada Carolina Mosmann, que reforçou a importância destes encontros. “Estes eventos são muito importantes por nos permitirem debater estes temas polêmicos e evoluirmos juntos para oferecer um serviço cada vez melhor tanto para a população, quanto para o Tabelionato de Notas”, afirmou.
O evento retornou pela tarde com a reunião com os associados. O presidente do CNB/PR, Daniel Driessen Júnior, e o vice-presidente Thomaz Pazio comandaram as temáticas da reunião em que foram compartilhados ideias e planejamentos, além da consolidação de laços profissionais. Um dos temas apresentados foi o projeto de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).
Para o presidente do CNB/PR, “o encontro representa mais do que um evento acadêmico. É um marco na contínua busca pela eficiência e qualidade nos serviços cartorários, consolidando a importância da colaboração e do aprendizado mútuo entre os profissionais do ramo”.
O primeiro dia do Encontro Interespecialidades foi encerrado com um jantar especial em que foram reunidos notários, registradores do estado e representantes do poder judiciário, momento que reforçou a proposta de conexão, aprendizado e fortalecimento da comunidade extrajudicial do Paraná!
Diálogos com a Corregedoria
No sábado, dia 27, o corregedor da Justiça, Des. Roberto Massaro, e o coordenador do Programa Diálogos com a Corregedoria, Des. Robson Marques Cury, colocaram em pauta a usucapião e adjudicação compulsória, contando com a presença de notários e registradores do Paraná na terceira edição do evento.
O diálogo teve a participação da advogada Carolina Mosmann, que palestrou sobre "Adjudicação Compulsória Extrajudicial". Além de apresentar uma breve introdução ao tema, a advogada apresentou casos de promessa de compra e venda e atualizações do setor.
Criado em 2015 pelo des. Robson Marques Cury, o Diálogos com a Corregedoria tem o objetivo de promover o debate sobre temas relevantes entre a Corregedoria da Justiça e o foro extrajudicial.
Outros temas abordados durante o debate foram sub-registro, regularização fundiária, moradia sustentável, extrajudicialização, Museu da Corregedoria, adjudicação compulsória, usucapião, aquisição de propriedade para uso em caso de divórcio, entre outros.
Frederico Mendes Junior, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, parabenizou as instituições pela realização do evento. “Na democracia só encontramos soluções através do diálogo e do bom senso e o que houve aqui é isso. Essa escuta-ativa pela Corregedoria, das entidades que representam o extrajudicial, dos oficiais, registradores e notários, é a melhor forma de discutir problemas e encontrar soluções”, disse.
Pela tarde, foi realizado o 30º Seminário de Trabalho Registral Civil, promovido pela Arpen/PR, marcado por palestras enriquecedoras para os registradores civis do Estado do Paraná.
A primeira palestra do evento, ministrada pela registradora Thais Bosio Cappi, abordou temas como Termo Declaratório, Dissolução e Registro no livro E, destacando as últimas alterações nos procedimentos que tratam dos assuntos.
Já na segunda palestra, a 3ª vice-presidente da Arpen/PR, Mariana Vida Piedade, explicou os procedimentos corretos para a alteração de prenome e sobrenome. Os registradores civis tiraram dúvidas e compartilharam situações do dia a dia relacionadas ao tema.
Dando sequência, o 2º vice-presidente da Arpen/PR e da Anoreg/PR, Mateus Afonso Vido da Silva, compartilhou sua expertise sobre Naturalização e Traslados no Livro E, além de conduzir uma conversa sobre Proteção de Dados e dúvidas relacionadas às certidões em Inteiro Teor.
Finalizando o evento, o presidente do IRTDPJ-PR, Rodrigo Camargo, compartilhou insights valiosos ministrando a palestra “Serp - Livro F e Isenções legais”.
Texto: Daniela Mascarenhos
Fonte: AssCom ANOREG/PR