Na última sexta-feira, 27 de setembro, foi realizada a reinauguração da nova sede da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), em Curitiba, reunindo diretores de entidades representativas dos serviços notariais e registrais do Paraná e associados. Além de representar o fortalecimento dos cartórios e a união da classe, o local é…
Mês: setembro 2024
Novos modelos de certidão civil serão utilizados a partir de janeiro de 2025
O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, alterou os modelos únicos de certidão de nascimento, de casamento e de óbito a serem adotados pelos ofícios de registro civil de pessoas naturais. Os cartórios devem implementar a mudança até 1.º de janeiro de 2025. “O Provimento n. 182/2024 simplifica e moderniza, diante das demandas atuais da…
Para além do coração, autorização eletrônica pode salvar quem precisa de transplante
Incalculável: este adjetivo qualifica com precisão a quantidade de brasileiros e brasileiras que poderia ser beneficiada com transplantes de pele se houvesse doações suficientes para abastecer os quatro bancos do país que armazenam esse tecido. “Convivemos com o estoque sempre em nível crítico”, resume o médico Eduardo Chem, responsável pelo Banco de Tecidos da Santa…
Pauta da Anoreg/PR sobre atos online feitos pelos Cartórios de Imóveis é destaque na imprensa
A Anoreg/PR foi destaque na imprensa ao falar sobre os serviços prestados pelos Cartórios de Registro de Imóveis do Paraná. As matérias em destaque abordam a marca de 3 milhões de atos online realizados pela plataforma eletrônica nacional registradores.onr.org.br, que permite a prática de uma série de serviços imobiliários de forma remota. "Com a redução das…
Norma do CNJ sobre inventário deve aumentar registros de união estável
No caso de único herdeiro, união deve estar reconhecida para que inventário seja realizado em cartório Casais que não possuem herdeiros podem garantir a herança do companheiro por meio de escritura de união estável. É isso o que diz a resolução 571/24, recém-publicada pelo CNJ. O texto mudanças significativas para a realização de divórcios e inventários…