PALAVRA DO PRESIDENTE:


Sinto-me honrado com a confiança em mim depositada quando de minha eleição para assunção da Presidência da ANOREG/PR. É meu efusivo desejo estar à altura da incomensurável responsabilidade de presidir esta Associação, que teve como meus antecessores homens de brilhantismo inconteste e que a conduziram para o lugar de destaque que hoje ostenta.

Estou ciente de que a ANOREG/PR é referência para as demais Associações de Notários e Registradores em todo o território nacional e, pretendo, mantê-la neste mesmo patamar de magnitude. Encontro-me ciente de que para que essa nossa meta se perfaça, e digo nossa por ser minha e da diretoria que comigo comunga desse mesmo ideal, há premente necessidade de que nos mantenhamos atualizados no que tange às inúmeras e radicais mudanças, inclusive legislativas, que afetam nossa classe em todo o país.

É preciso que nos conscientizemos de que a valorização de nossa atividade passa necessariamente pela nossa união, e esta somente se dará mercê de Instituições Fortes, vale dizer, no nosso caso, da ANOREG/PR forte. Nossa força depende intrinsecamente de nossa representatividade, e esta se relaciona de forma direta com o número de sócios que a Associação representa. A luta pelos nossos interesses comuns há que se dar via Instituição que nos representa. Notários e Registradores do Paraná possuem a ANOREG/PR, essa Associação é de todos nós; unamo-nos em torno dela para a defesa de nossas bandeiras comuns; engajemo-nos, unidos somos mais fortes.

Priorizemos a uniformização e a modernização dos serviços por nós prestados, enfatizemos a premência da conscientização e valorização de nossa fé pública relativa aos nossos misteres oferecidos à sociedade; em todos esses objetivos a ANOREG/PR é a Instituição que melhor pode nos representar, sendo a voz de nossa classe.

Amigos Notário e Registrador, encontramo-nos em meio a uma revolução em termos de comunicação, de obsessão pela informação, não podemos nos colocar à parte dessa realidade hodierna.

Se faz premente que desenvolvamos adequadamente a comunicação interna, ou seja, advinda de nós para conosco mesmos,  no que pertine às matérias que nos sejam interessantes, tais como, as oriundas dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) tudo mediante informações rigorosamente atuais. Uma vez obtidas as informações desejadas, essencial se faz que utilizemo-nos da referida comunicação interna, somente assim poderemos traçar estratégias conjuntas para, através da ANOREG/PR, melhor defender nossos interesses. Com esse condão realizaremos reuniões, encontros, seminários, simpósios, na Capital e pelo Interior do Estado, enfim, o objetivo é promover debates à exaustão, com toda a classe, visando harmonizar teses a serem defendidas pela ANOREG/PR, em prol de todos nós.

Mas, de outro lado, é de importância transcendente que também não nos olvidemos de cuidar de nossa comunicação externa, justamente aquela que nos possibilitará contatar com o público em geral, através, ainda uma vez, da ANOREG/PR, e assim o fazendo teremos a possibilidade de demonstrar à comunidade da relevância do serviço por nós executados, e do quão importante é a supra mencionada fé pública que ostentamos e que por nós é atribuída aos atos de nossa lavra. Temos que colocar a sociedade a nosso favor, porque a favor da sociedade nós sempre estivemos; o que seria dos negócios jurídicos se nós não lhes atribuíssemos fé pública? Ou se nós não os inscrevêssemos em nossos livros notariais e registrais? A ANOREG/PR tem a proposta de implementar essa conscientização à sociedade, através da chamada comunicação externa, ou seja, sob utilização dos meios de comunicação de massa.

Somos sabedores de que o site da ANOREG/PR é importante instrumento de utilização nas comunicações interna e externa, cônscios desta realidade, implementaremos alterações significativas visando dar-lhe maior dinamicidade e interatividade. Inclusive, saliente-se, as consultas jurídicas serão respondidas pelo Dr. Fernando Abreu Costa Júnior, além disso disponibilizar-se-á um banco de dados jurídicos que poderá ser acessado pelo associado da ANOREG-PR.

Isolados, nada poderemos fazer; unidos em torno da ANOREG-PR que é nossa Associação de Classe, teremos toda a possibilidade de lutarmos na defesa dos interesses que são comuns a todos nós. Atribuamos representatividade à ANOREG-PR, e o façamos associando-nos a ela. Minha diretoria e eu os convidamos, venham conosco, associem-se a nós, demonstremos à sociedade e ao poder constituído que estamos juntos, unidos, e que nosso interesse, em última análise, é o de defender os interesses da sociedade paranaense e brasileira. Pois que, a atividade notarial e registral foi criada, existe e, se Deus permitir, continuará a existir, com um único condão, ou seja, atribuir segurança jurídica e, materializar a paz social.



A ANOREG/PR É SUA !

Robert Jonczyk
Presidente