Os cartórios extrajudiciais têm se tornado um importante aliado do Poder Judiciário na prestação de um serviço cada vez mais ágil para a população. Graças a essa parceria, atualmente diversas ações não litigiosas podem ser resolvidas de forma administrativa, sem a intervenção da Justiça, diretamente nos cartórios, entre elas casos de inventário, separação, divórcio, reconhecimento de paternidade e casamento homoafetivo.

Esses e outros assuntos serão debatidos por juristas de renome nacional e internacional, especialmente da área notarial e de registro, que se reúnem entre os dias 15 a 19 de novembro em Balneário Camboriú (SC) no XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, organizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e Anoreg Santa Catarina (SC).

Santa Catarina sedia XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro
Interessados podem se inscrever no dia do evento presencialmente
Juristas de renome nacional e internacional, especialmente da área notarial e de registro, se reúnem entre os dias 15 a 19 de novembro em Balneário Camboriú (SC) para discutir assuntos que repercutem direta e indiretamente na vida de população. O XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro é organizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e Anoreg Santa Catarina (SC). O evento, que é um dos maiores da América Latina dentro do seu segmento, discute, entre outros assuntos, mediação e conciliação nos cartórios extrajudiciais, desjudicialização, o Novo Código de Processo Civil, Gestão de Pessoas e Serviços de Qualidade, entre outros assuntos.
As inscrições online estão encerradas, mas os interessados podem se inscrever presencialmente no dia do evento, que será sediado no hotel Infinity Blue Resort & Spa e terá entre os destaques da programação o “Curso de Introdução à Conciliação e Mediação”, coordenado pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Roberto Portugal Bacellar junto com renomados professores da área.
O Congresso abrirá os debates com o painel “Provimento Nacional do Conselho Nacional de Justiça” e terá como presidente da mesa o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Ricardo Henry Marques Dip.
Nesta edição o tema principal que permeará os debates é o ”Estudo Sistemático da Atividade Notarial e Registral e seus Reflexos no Direito Brasileiro”. Os palestrantes confirmados estão os Doutores em Direito, Christiano Cassettari (USP), Eduardo Mendonça (UERJ), Fredie Souza Didier Junior (PUC-SP) e pós-doutor (Universidade de Lisboa), Gilberto Cavicchioli  (ESPM-SP), Leonardo Brandelli (UFRGS),  Mauricio Zockun (PUC-SP), Rodrigo Toscano de Brito (PUC-SP) e Vera Maria Jacob de Fradera ( Universidade de Paris II).
Premiação
No dia 15 de novembro, como forma de reconhecimento dos serviços prestados pelos cartórios à sociedade, a Anoreg-BR entrega o 11º Prêmio de Qualidade Total (PQTA 2015). O PQTA tem como objetivo o reconhecimento de ofícios que atendam requisitos de excelência e de qualidade na gestão organizacional e também na prestação de serviços aos usuários.
O prêmio engloba as categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze e os cartórios são premiados de acordo com os resultados alcançados mediante auditoria e coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), empresa do Grupo APCER, entidade referência no setor de certificação. Os premiados receberão troféu e certificado de acordo com as categorias, além de dossiê com o relatório de avaliação que inclui a conclusão geral da auditoria e a indicação de oportunidades de melhoria. A Anoreg-BR enviará, ainda, um ofício para as Corregedorias estaduais informando sobre a premiação.
Serviço:
XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro
Local: Hotel Infinity Blue – Balneário Camboriú – Santa Catarina
Data: 15 a 19 de novembro  de 2015
---
Sobre a Anoreg-BR
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) congrega mais de 16 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas. Entre os objetivos da atividade destacam-se: a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos. A entidade nacional tem legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar todas as especialidades em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres. Acesse: www.anoreg.org.br.
Informações para a imprensa
Centro de Comunicação