O Dia do Sim, casamento comunitário, deve reunir no próximo dia 21, em Fazenda Rio Grande, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) mais de 46 casais. A iniciativa é da serventia de Registro Civil da cidade, contando com o apoio da Paróquia São Gabriel e da Prefeitura Municipal.

O casamento comunitário será realizado no Salão de Festas da Paróquia São Gabriel (Rua Farid Estephenf, nº. 20, Pioneiros). A solenidade deve contar em média com a participação de 450 pessoas, pois 46 casais se inscreveram, mas além deles, devem comparecer duas testemunhas para cada casal, os familiares, convidados, juízes de paz, autoridades e funcionários do cartório.

CURITIBA – A última realização de casamento coletivo, em Curitiba, promovida pelos Cartórios de Registro Civil do Paraná, reuniu mais de 150 casais paranaenses. A cerimônia foi realizada no Sesc Portão. A iniciativa, intitulada de Dia do Sim, é parte de um projeto social de promoção da cidadania entre a população carente.

Segundo levantamento feito pelo IBGE, as cerimônias coletivas elevaram em 4,5% o número de casamentos no Brasil. Além disso, a Pesquisa Estatísticas do Registro Civil, realizada pelo IBGE, apontou que o número de uniões formais teve um crescimento considerável entre os idosos nos últimos dez anos. Outra tendência observada foi o crescimento no número de recasamentos, que passou de 10,3%, em 1998, para 17,1%, em 2008, do total das uniões formalizadas.

Estimular a sociedade organizada a dar a sua contribuição social para a efetivação da cidadania no Estado do Paraná, ao mesmo tempo em que realiza sonhos e forma a base da família paranaense, a mais antiga das associações civis, através do casamento civil, são os principais objetivos do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), entidade que congrega todos os cartórios do Estado, e que há cinco anos realiza constantemente ações de casamentos coletivos em diversos municípios paranaenses, voltadas à distribuição de cidadania entre a população mais carente do Estado do Paraná.