O Censo 2010 já está nas ruas. São 191.972 recenseadores do IBGE que percorrerão todo o País. A novidade deste ano é que a pesquisa irá pela primeira vez contar quantos casais gays há no Brasil. O objetivo é trazer informações atualizadas sobre a sociedade brasileira e fornecer bases para elaboração de ações do governo.

"É baseado nas informações do Censo que serão definidas políticas públicas na próxima década, bem como diagnosticadas as demandadas da população", diz a coordenadora em Minas Gerais, Rúbia Lenza.

A coordenadora lembra que a natureza da união entre os moradores do domicílio não é a única novidade. Pela primeira vez, o tempo que o brasileiro demora para ir de casa para o trabalho e quais as línguas são faladas pelas comunidades indígenas também serão contabilizadas.

Digital - Outra novidade deste ano, em que se realiza o maior censo no país, é a tecnologia. Nos próximos quatro meses, os cerca de 190 mil recenseadores que vão visitar todos os mais de 58 milhões de domicílios brasileiros usarão para a coleta dos dados um computador de mão, em vez de papel.

O processo digital vai agilizar a conclusão do trabalho. Se no Censo 2000 o resultado demorou dois anos para ser divulgado, agora os primeiros relatórios devem sair quase imediatamente - em dezembro informações como o total da população, sexo e distribuição geográfica já devem estar disponíveis.

A tecnologia também vai permitir que o brasileiro responda ao censo pela internet, mas, nesse caso, ele precisa primeiro receber do recenseador uma senha para acessar o site do IBGE

Fonte: IBDFAM