O Censo 2010, a coleta de dados feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para apurar a densidade demográfica, deve neste ano incluir no questionário perguntas inéditas, inclusive sobre a presença de crianças de até 10 anos de idade sem registro de nascimento.

No Paraná, o número de registro tardio é inexpressivo, aliás, o Estado tem os melhores índices de registro civil. Porém, a informação poderá ser importante em regiões como o Norte e o Nordeste do País. O censo começa na próxima segunda-feira (02).

A pesquisa neste ano também deve questionar sobre pessoas na família que, nos últimos cinco anos, vivem fora do Brasil por motivos de trabalho ou estudos; tempo de deslocamento que as pessoas gastam na ida e retorno do trabalho; e presença de casais do mesmo sexo. O objetivo é que a pesquisa tenha a dimensão exata da realidade do povo brasileiro, inclusive de quanto tempo em média uma pessoa leva para se deslocar até o trabalho em sua cidade.

Outra novidade é que a coleta de informações neste ano será totalmente informatizada. Além disso, as pessoas poderão optar por responder a pesquisa pela internet, através de uma senha de acesso ao questionário passada pelo recenseador. Este também irá monitorar para que o questionário realmente seja respondido e transmitido via web, sendo que a participação no censo é obrigatória.

O Censo teve início em 1872 e neste ano serão aproximadamente 191 mil recenseadores em todo Brasil. Aqui no Paraná 11.162 devem ir às ruas, munidos de minicomputadores de mão, para apurar os dados demográficos da população. O uso do aparelho irá facilitar não só na hora da coleta, mas também para se ter os primeiros resultados sobre o total da população, o número de homens, mulheres, habitantes de áreas urbanas e rurais.

QUESTIONÁRIOS - O Censo 2010 irá contar com dois questionários, um básico, que será aplicado a quase 90% dos domicílios e irá demorar cerca de dez minutos para ser respondido; e outro completo, cujo preenchimento irá levar perto de uma hora. Em Curitiba, 5% dos 620 mil domicílios que serão visitados, o que corresponde a cerca de 36 mil residências, irão responder ao questionário completo.

O orçamento do Censo 2010 será de R$ 1,677 bilhão. A coleta de dados irá até 31 de outubro, com 51 milhões de domicílios visitados em todo País (3,87 milhões no Paraná). Os recenseadores irão a campo utilizando credencial (com foto e número de identidade), boné e colete com a logomarca do IBGE. Em caso de dúvida, a população poderá ligar para 0800-7218181.